Diferentes tipos de êmbolos, como funcionam e para que servem

Um êmbolo é um êmbolo, certo?

Blasfêmia aos ouvidos de um encanador! É como dizer a um violinista que todas as músicas clássicas soam iguais ou a um enólogo que todos os pinots são iguais.

Portanto, vamos esclarecer as coisas: um êmbolo é um êmbolo por definição, mas cada tipo de êmbolo é diferente. Cada projeto de êmbolo tem usos diferentes.

Sem dúvida, você tem um desentupidor ou dois em casa e pode se perguntar se selecionou o tipo certo para o banheiro, a pia ou qualquer outro trabalho.

Vamos dar uma olhada nisso.

O êmbolo de copo humilde: melhor para pias
Quando você ouve a palavra “êmbolo”, esse é o tipo que vem à mente. Os desentupidores de copo são do tipo mais antigo – um copo de borracha pesado com cabo de madeira (ou talvez de plástico).

Seu avô teve um, seu pai e agora você. Desentupidores de copo são um legado como um relógio passado de geração em geração.

E ainda funcionam maravilhosamente bem para alguns trabalhos, como limpar a pia ou o ralo da banheira. Eles não funcionam bem para tamancos – de jeito nenhum.

Os êmbolos de copo precisam de uma superfície relativamente plana, como a superfície de uma banheira ou pia. Eles se debatem na complicada geometria curva de um banheiro.

Para entupimento de vaso sanitário, use uma flange e não um copo.

Desentupidor de copo para pias
Desentupidor de copo para pias

O êmbolo de flange chique Schmancy: melhor para banheiros
Um êmbolo de flange vem com uma aba de borracha macia no final do copo – como uma pequena saia por baixo. Essa aba veda a curvatura no fundo do vaso sanitário, criando uma sucção que força os entupimentos a se soltarem.

Os êmbolos com flange são ideais para vasos sanitários, mas não para pias. A saia oferece uma vedação ruim em uma pia plana, tornando-a uma escolha ruim.

Flange de êmbolo para banheiros
Flange de êmbolo para banheiros

O elegante êmbolo de acordeão: potência extra para banheiros
Um êmbolo sanfonado pega o conceito de um flange e o aprimora. O design semelhante a um acordeão torna o vácuo ainda mais poderoso, semelhante a como um fole empurra o ar. Apenas este acordeão empurra e puxa a água.

Desentupidores de acordeão são apenas para banheiros. Eles podem ser complicados de usar – a dobra do acordeão requer alguma prática para dominar. Nem Mozart aprendeu a tocar acordeão em um dia (principalmente porque foi patenteado três décadas depois de sua morte).

Desentupidor sanfona para banheiros
Desentupidor sanfona para banheiros

Algumas dicas úteis para mergulhar
Escolha o êmbolo certo para o trabalho (lembre-se, acabamos de discutir isso).
Mantenha o cabo do êmbolo reto. Se possível, deve ser totalmente vertical.
Mergulhe com um movimento para cima e para baixo. Outros movimentos não gerarão a sucção e a força de que você precisa, ao escolher uma boa desentupidora
Retire o ar do copo do êmbolo. O ar se comprimirá a cada movimento descendente, diminuindo a força. O êmbolo deve encher com água, não com ar. Adicione água a uma pia entupida, se necessário, mas tenha cuidado com o banheiro! Não dê descarga e espere pelo melhor, ou você pode acabar com uma bagunça desagradável.
Não use produtos químicos tóxicos ao mergulhar. Pode parecer uma boa ideia – usar um limpador de ralos significa um poder extra de limpeza de ralos, certo? Limpadores de ralos podem danificar seus canos. Pior, sempre que você mergulhar, existe o risco de backsplash. Produtos químicos agressivos podem acabar em sua pele ou em seus olhos. Não faça isso!
Substitua um êmbolo velho ou danificado. Quaisquer rasgos ou rachaduras no copo comprometerão a vedação e a tornarão ineficaz.
Naturalmente, um êmbolo não pode corrigir todos os entupimentos. Em algum momento, você pode ter que chamar a artilharia pesada de um encanador equipado com cobras, hidrojatos e outras ferramentas.

Regras simples para evitar entupimentos no vaso sanitário
Nunca jogue nada além de dejetos humanos e papel higiênico no ralo. Isso inclui lenços, cotonetes, produtos de higiene feminina, cigarros e muito mais.
Não lave muito de uma só vez. Se o seu vaso sanitário parece um festival de lanternas de papel flutuante, você exagerou.
Certifique-se de que seu sistema de drenagem esteja em boas condições. Programe a manutenção regular e a limpeza dos canos de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *